Pré-Conferência Municipal da Juventude do Paulista ouve os jovens da cidade
Plenárias ocorreram no Engenho Maranguape e em Pau Amarelo
Com o objetivo de dar vez e voz aos jovens do município, a Prefeitura do Paulista está promovendo, em diversas localidades da cidade, pré-conferências municipais da juventude. Nesta segunda-feira (18.09), aconteceram dois eventos: um no Centro dos Jovens Unidos na Militância Comunitária (Cejumic), no Engenho Maranguape, pela manhã; e outro no Espaço Cavida, em Pau Amarelo, à tarde.
A Pré-Conferência está dividida em 11 eixos temáticos, abordando diversos pontos ligados à juventude, como cultura, educação, saúde, entre outros. Durante o evento, os participantes puderam formular propostas para serem debatidas e votadas na 3ª Conferência Municipal da Juventude, que será realizada no próximo dia 29.
Dentre as propostas sugeridas pelos participantes estão a ampliação do número de vagas nos cursos profissionalizantes realizados pela gestão municipal; a transformação da Superintendência da Juventude em uma secretaria executiva, criação do Festival da Juventude e a implantação de um núcleo de saúde para a juventude, além de outras proposições.
O estudante Daniel Paixão, 22 anos, de Maranguape I, considerou positiva a realização da Pré-Conferência da Juventude. “Esses espaços são importantes para que jovens tenham direito a voz, bem como para indicar propostas que contribuam para a implementação de políticas públicas para impactação de realidades”, pontuou.
O superintendente da Juventude, Raul Ribeiro, afirmou que a expectativa é bastante positiva com relação à Conferência da Juventude. “A participação dos jovens tem sido assídua. Eles estão encaminhando boas propostas, que no final serão enviadas aos governos municipal, estadual e federal”, disse.