Pernambuco lidera ranking de estados que mais solicitam documentos na Semana Registre-se
Foto: Divulgação/Arpen-PE
A Semana Nacional do Registro Civil segue até a próxima sexta-feira (17/05) e Pernambuco larga na frente, liderando com grande folga no país o quantitativo de solicitações de documentos. De acordo com a plataforma registrocivil.org.br, portal de serviços oficial dos Cartórios de Registro Civil do Brasil, até o início desta quarta-feira (15) já foram 6.216 solicitações. No estado, a ação é desenvolvida pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) e Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em parceria com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen-PE).
O segundo estado no ranking é São Paulo, com 2.921 solicitações e, em terceiro, a Bahia, com 2.118 requerimentos abertos. O presidente da Arpen-PE, Marcos Torres, explica que vem estimulando os registradores civis de todo o estado a se engajarem na campanha, a fim de mitigar o déficit de documentação da população mais vulnerável. “No ano passado ficamos em primeiro lugar no número de processos abertos e este ano caminhamos novamente para o topo. No final da ação, só quem ganha é a sociedade, com o acesso à documentação e, consequentemente, às políticas públicas que exigem essa comprovação de cidadania”, reforça Marcos.
Todos os cartórios de registro civil do estado ampliaram seus horários de atendimento das 8h às 18h para atender à Campanha. Os atendimentos são prestados à população socialmente vulnerável com a emissão de certidões de nascimento e casamento de forma gratuita. Nesta segunda edição, o foco está direcionado para pessoas privadas de liberdade, indígenas e quilombolas, mas qualquer pessoa pode se dirigir aos cartórios para atualizar ou solicitar sua documentação.