Pernambuco lança edital com R$16 milhões em investimentos para reflorestar Caatinga
Cobrindo 80% do território Pernambucano, a Caatinga é o bioma que reflete diariamente na agricultura familiar do Estado, principalmente no Sertão.
Foto: Guilherme Camilo
O Governo de Pernambuco lançou, nesta segunda-feira (29), o Edital Caatinga, uma ação em alusão ao dia do Bioma, que foi celebrado no dia 28 de abril, e tem como objetivo recuperar e preservar áreas degradadas no semiárido do Estado. Ao todo serão investidos R$16 milhões, e 500 mil mudas devem ser plantadas para o reflorestamento da região.
A governadora Raquel Lyra destacou que a iniciativa visa tornar Pernambuco uma referência na recuperação ambiental.
Não existe uma previsão oficial para o início do plantio das mudas, visto que agora a gestão entra na etapa de contratação de empresas por meio de Termos de Fomento. Essas entidades vão enviar proposta para mostrar como esse trabalho será feito, mediante aprovação do Estado.
Apesar de não haver uma previsão, a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira apontou que o reflorestamento pode ocorrer a partir do mês de novembro.
Cobrindo 80% do território Pernambucano, a Caatinga é o bioma que reflete diariamente na agricultura familiar do Estado, principalmente no Sertão. A política de reflorestamento tentará combater a estiagem, que afeta, ano após ano, várias cidades do Estado.
Guilherme Camilo