A vistoria será realizada, das 8h às 15h, por uma equipe de peritos oficiais que foram designados pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco
Foto: G1 / Divulgação
Antes de ser leiloado, o Edifício Holiday, que fica localizado em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, passará por uma perícia técnica oficial, neste sábado (13), para definir o valor de mercado do prédio. A vistoria será realizada, das 8h às 15h, por uma equipe de peritos oficiais que foram designados pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco. O Holiday, construído em 1956, tem 17 andares e 476 apartamentos, é alvo de um impasse jurídico.
Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia Seccional Pernambuco (Ibape-PE), Gustavo Farias, a vistoria será realizada com outros cinco profissionais para dar maior amplitude nos locais periciados.
O valor de mercado do prédio precisa ser estabelecido antes da realização do leilão, que vai ocorrer nos dias 22 e 23 de maio, por decisão do TJPE.
No ano de 2019, o edifício foi condenado pelas autoridades e desocupado por conta dos riscos, o que afetou cerca de três mil moradores que ocupavam o prédio. Daí em diante, foram iniciadas discussões para saber que fim a edificação teria, devido a sua arquitetura modernista.
Gustavo Farias ainda destacou que após estabelecer o valor e for realizado o arremate pela empresa vencedora, algumas restrições deverão ser cumpridas.
Segundo o TJPE, existem até o momento, três empresas interessadas em participar do leilão. Antes que ocorra a disputa pelo imóvel, haverá a terceira e última fase, que será o prazo de impugnação no dia 8 de maio. Entre as propostas apresentadas pelas construtoras está a implementação de um Retrofit, que é um processo de restauração para prédios antigos que preserva a arquitetura original.
Guilherme Camilo