Pelo 2º ano seguido, IFPE Recife conquista premiação do IEL-PE com projeto de inclusão no estágio
Pelo segundo ano consecutivo, um projeto desenvolvido pela Diretoria de Políticas Institucionais e Extensão (DPI) do IFPE Recife é reconhecido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE). Neste ano, a iniciativa “Neurodiversidade no chão da fábrica” conquistou o terceiro lugar no Prêmio IEL de Talentos, na modalidade Educação Inovadora. O projeto é voltado à inserção dos/as estudantes neurodiversos do campus (aqueles/as com transtornos globais de aprendizagem, como TDH e TEA) no estágio e no mundo do trabalho.
De acordo com o diretor da DPI, professor Hilson Vilar, o prêmio representa uma conquista bastante significativa, no sentido de demonstrar que as ações adotadas pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência (NAPNE) para garantir a permanência e o êxito dos/as estudantes neurodiversos estão no caminho certo. "Até o início deste ano, o foco da atuação do NAPNE era voltado aos estudantes com deficiência auditiva e visual, por meio da atuação dos/as intérpretes de libras e ledores. Entretanto, com o apoio de outras diretorias do campus, como a de Administração (DAD), a de Assistência Estudantil (DAE) e a de Ensino (DEN), expandimos nosso foco em ações de acolhimento e acompanhamento aos/às estudantes com transtornos globais de aprendizagem e, em poucos meses, já alcançamos esse reconhecimento", comenta o diretor Hilson.
Dentre essas ações destacadas por Hilson, é possível destacar a contratação de dois profissionais especializados, sendo uma professora de Atendimento Educacional, Patrícia Albuquerque, que já iniciou suas atividades no campus desde o dia 02 de agosto, e um profissional de Apoio Escolar, que se encontra em processo final de contratação. A aquisição desses profissionais contou com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext/IFPE), através da Coordenação de Políticas Inclusivas (COPI), responsável por garantir os recursos necessários. Segundo a coordenadora do NAPNE, Marcela Heráclio, a premiação recente traduz o compromisso do IFPE Recife com a inclusão e está apenas no começo. “Temos hoje cerca de 30 estudantes neurodiversos que, em breve, estarão aptos/as a iniciar o estágio, ou seja, ainda temos muito a fazer”, pontua Marcela.
No ano passado, o IFPE Recife foi premiado com o primeiro lugar do Prêmio IEL de Estágio 2022, na categoria Educação Inovadora - Ensino Técnico. O campus atingiu o feito com o projeto "Napne vai às empresas", iniciativa destinada à integração de estudantes do IFPE com deficiência em vagas de estágio, fomentando a inclusão e a acessibilidade no mundo do trabalho. O projeto chegou, inclusive, a ser classificado, à época, para a etapa nacional da premiação.