Ondas de calor influenciam consumo em bares e restaurantes
Clientes procuram nos estabelecimentos uma forma de fugir das altas temperaturas; empreendedores precisam se adequar às demandas dos consumidores
Foto: Divulgação
Na última semana, o Brasil enfrentou um aumento significativo na intensidade da onda de calor. O fenômeno climático elevou as temperaturas em estados como Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro: em algumas regiões, os termômetros chegarem a quase 40 graus.
Para escapar do calor intenso, muitos brasileiros optam por ir aos bares e restaurantes, onde encontram um ambiente mais fresco e agradável. Petrus Ferreira mora no Rio de Janeiro e conta que o aumento das temperaturas foi sentido de forma brusca nos últimos dias e a solução para enfrentar o calor é sair de casa.
“Está se tornando cada vez mais difícil ficar dentro de casa com o ventilador ligado praticamente o dia todo. Ir ao bar se tornou uma espécie de alívio para escapar das altas temperaturas. Além disso, é uma oportunidade de socializar, encontrar amigos e bater um papo descontraído”, conta.
Antecipando as necessidades dos clientes como Petrus, que buscam alívio do calor, os empreendedores se dedicam a oferecer um atendimento de qualidade e criar um ambiente acolhedor. É o que afirma o empreendedor Marcelo Rodrigues.
O proprietário do estabelecimento Na Parrilheira Hamburgueria Artesanal, na capital carioca, conta que o caminho para atender bem os clientes neste período é inovar na variedade das bebidas e na climatização do ambiente.
“Na nossa hamburgueria, buscamos inovar com novas opções de bebidas e a possibilidade de refil, oferecendo opções mais refrescantes e com sabores únicos. Além disso, mantemos o ambiente sempre climatizado para garantir o conforto dos nossos clientes”, conta Marcelo.
O empreendedor ainda afirma que o comportamento dos consumidores muda com o aumento das temperaturas, e os donos de bares e restaurantes precisam estar atentos às preferências dos consumidores.
“Durante o calor, observamos um aumento na demanda por pratos frescos ou com sabores mais leves, bem como molhos mais acidificados. A inclusão de variedades de cervejas e chás também tem sido muito eficaz para atrair a atenção dos clientes” afirma o proprietário.
Uma estratégia fundamental para os proprietários de bares e restaurantes lidarem com as altas temperaturas é capitalizar o aumento do fluxo de clientes e, ao mesmo tempo, inovar na oferta do cardápio. Em vez de apenas enfrentar o calor como um obstáculo, eles podem transformá-lo em uma oportunidade para atrair mais clientes e oferecer experiências únicas.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 08/11/2024
Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,53 bilhões de valores a receber, diz Banco Central
Até setembro, sistema devolveu R$ 8,35 bi esquecidos; saiba como conferir