Olinda lança sua Política de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência
Lançamento será nesta sexta-feira, durante mutirão de serviços para este público
As pessoas com deficiência de Olinda ganharão uma política pública específica a partir desta sexta-feira (25.08). Durante o mutirão de serviços para esse público no Espaço de Lazer do Caenga será lançada a Política Municipal de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência. Essa iniciativa vai nortear as ações da Prefeitura a partir da escuta das pessoas que vivem essa realidade.
Isso vai ser construído a partir de fóruns em cinco lugares diferentes do município para reconhecer as necessidades de cada localidade. O resultado desses fóruns será um documento coletivo, que funcionará como um manual para incluir as necessidades das pessoas com deficiência em todas as atividades.
A Secretaria de Saúde, por exemplo, passará por todo um processo de capacitação de toda rede para reconhecer e acolher esse público na hora da prestação de seus serviços. "Trata-se de um conjunto de ações, uma preparação da rede para reconhecer e acolher todos os segmentos das pessoas com deficiência, construir uma rede que possa atender todas as necessidades", disse o curador de saúde de Olinda, Gildázio Moura.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 18 a 22% da população mundial apresenta algum tipo de deficiência. O lançamento da Política Municipal é um dos destaques das iniciativas da gestão em alusão à Semana da Pessoa Com Deficiência. O Espaço de Lazer do Caenga também vai oferecer uma série de serviços de saúde e cidadania, das 9h às 12h.