Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

O PT é fascista?


Por: REDAÇÃO Portal

03/07/2023
    Compartilhe:

José Maria Nóbrega - Doutor em Ciência Política pela UFPE; Professor Associado da UFCG

 

Dito como partido democrático e como “salvador” da democracia nas últimas eleições presidenciais, o Partido dos Trabalhadores (PT) é visto por parte da intelectualidade brasileira como o bastião da democracia, dos valores democráticos. Seus apoiadores e filiados são fortes adversários dos conservadores e liberais (direita), chamando-os constantemente de fascistas quando tem oportunidade. Algumas publicações da grande mídia - destacar que mais de oitenta por cento dos jornalistas brasileiros são progressistas/esquerdistas - já aproximaram o principal líder da direita brasileira hoje, o ex-presidente Jair Bolsonaro, a imagem de Hitler em capas sensacionalistas de revistas de grande tiragem, como foi a publicação da Revista IstoÉ, de 16 de outubro de 2021, e que não mereceu nenhuma censura por parte do Supremo Tribunal Federal. O PT e Lula seriam democráticos e a direita (ou extrema-direita como eles chamam o tempo todo!) seriam os fascistas antidemocráticos.

Vamos esclarecer alguns conceitos importantes e depois vamos avaliar quem é, de fato, fascista.

O que é Democracia Contemporânea?

Seguindo a literatura, Democracia em nossa contemporaneidade é a Democracia Liberal. Ou seja, a soma da vontade da maioria com as garantias das minorias e o Estado de Direito (direitos civis e políticos). A Democracia é um regime político (mais que um método de escolha de governantes) que: 1. promove eleições livres, limpas, pluripartidárias, periódicas e com possibilidade de alternância aos cargos representativos nos Poderes Executivo e Legislativo; 2. garante o sufrágio universal; 3. tem Estado de Direito em que todos os cidadãos têm garantida a sua agency (ou seja, o seu livre arbítrio) que são os seus direitos constitucionais à vida, aos seus bens e às liberdades, incluindo aí a liberdade de expressão/opinião; 4. há controle dos civis eleitos sobre as suas Forças Armadas.

O que é Fascismo?

Em geral, se entende por Fascismo um sistema autoritário de dominação que é caracterizado pelos seguintes critérios: 1. Partido Único: que é a monopolização da representação política; 2. Ideologia fundada no culto ao Chefe; 3. Exaltação da coletividade nacional; 4. Desprezo dos valores do individualismo liberal; 5. Oposição ao socialismo/comunismo/marxismo; 6. Expansão imperialista; 7. Mobilização das massas; 8. Enquadramento em organizações planificadas; 9. Aniquilamento das oposições mediante uso da violência e do terror; 10. Aparelhamento da propaganda; 11. Controle das informações e dos meios de comunicação; 12. Crescente dirigismo estatal na Economia; 13. Controle totalitário da burocracia estatal.

O que o PT e os seus lacaios inseridos nos poderes fazem na prática?

1. Buscam monopolizar a democracia brasileira e apoiam regimes autoritários como os de Cuba e Venezuela; 2. Possuem ideologia semelhante ao do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NAZI), fundado no culto ao seu Chefe, Lula, como se fosse um Deus; 3 e 4. Exalta a coletividade seletiva em detrimento do individualismo liberal, inclusive com forte antissemitismo e fobia à classe média; 5. Busca a expansão continental com suas ideias depreciadoras da Democracia Liberal, com sua base imperialista no Foro de São Paulo; 6. Mobilização das massas empobrecidas e ignorantes em torno de promessas descabidas e de um Estado Máximo; 7. Aparelhamento da mídia/imprensa com perseguição de adversários e opositores nas redes sociais, buscando o controle da informação; 8. Busca o controle total da economia, inclusive com intenção de forte intervenção no Banco Central e nos desígnios da economia livre internacional; 9. Busca o controle da burocracia estatal com a cooptação de burocratas e a inclusão de apadrinhados em cargos importantes, como no Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral, ambos permeados por lacaios do partido.

Dos treze critérios do conceito de Fascismo, o PT preenche nove deles, ou seja, é um partido 70% fascista. Fere a democracia todos os dias com o seu desprezo aos valores e critérios democráticos. Apoia regimes políticos classificados por todas as plataformas internacionais de mensuração de regimes políticos como autoritários. A Venezuela é exemplo claro do que pode ocorrer em países nos quais as suas populações são ignorantes politicamente e permissivas aos comportamentos corruptos e desviantes dos requisitos mínimos da Democracia aqui descritos claramente. Para o PT e seu séquito, fascista é sempre o outro, o opositor às ideias nada democráticas da esquerda e aos seus planos de dominação. A sociedade brasileira tem que ficar atenta aos desmandos com cara de legalidade de dentro das instituições. O Fascismo de hoje tem cara e careca ilustrada e está sendo apoiado pela maioria da imprensa e da pseudointelectualidade que adoram o linguajar hermético da justiça, mas que revela o mais alto grau de tirania e agressão aos direitos individuais que já se teve notícia na Nova República

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook