Novos agentes socioeducativos da Funase realizam capacitação introdutória
Foto: Marcelo Dettogni / Ascom Funase
A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) realizou, entre segunda (20) e quarta-feira (22), a capacitação introdutória dos primeiros agentes socioeducativos convocados para atuar na Região Metropolitana do Recife e em Timbaúba.
A capacitação, que ocorreu na Academia de Polícia Civil de Pernambuco (Acadepol), no bairro da Boa Vista, contou com explanações e instruções sobre a Corregedoria da Funase, as equipes de Inteligência, os procedimentos operacionais e de segurança, além de revista e contenção nas unidades socioeducativas.
“O nosso principal foco é apresentar a Funase para aqueles que vão trabalhar na ponta com os adolescentes, de maneira que estejam informados e prontos para a melhor execução das suas atividades, favorecendo a todo o sistema socioeducativo de Pernambuco”, explica a presidente da Funase, Raissa Braga.
A nova agente socioeducativa Bruna Maria explica que a capacitação está sendo bem construtiva. “É uma capacitação muito precisa, porque a teoria é muito importante para que a gente chegue bem na prática”.
Já o agente socioeducativo, Thiago Henrique, que já foi agente do quadro da Funase entre 2016 e 2023, conta que “para os agentes antigos que agora voltam a capacitação é muito boa para mostrar como as coisas estão e para os novatos vai dar uma explicação do que é o sistema. Eu mesmo vi coisas novas, principalmente na parte de segurança e de como lidar com os adolescentes”.
Todos os 233 agentes socioeducativos contratados na última seleção foram convocados para participar do curso, que contou com exposições da corregedora da Funase, Tatiana Costa; do coordenador de segurança da Funase, Roger Moury; e dos policiais penais do Grupo de Operações de Segurança (GOS), Marcelo Pinto e Luiz Silveira.