No Dia do Pedestre, Prefeitura do Recife inicia instalação de equipamento inovador para travessias mais seguras
Equipamento promove iluminação canalizada sobre o local da travessia da via, alertando tanto a pedestres como aos condutores. Serão implantados 6 dispositivos até o final de setembro
O Dia do Pedestre é comemorado nesta terça-feira (8) e a Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai entregar à população o primeiro de uma série de até 30 equipamentos que visam aumentar a segurança na travessia das faixas no horário noturno. A luminária é um dispositivo que joga luz sobre o solo no momento em que o pedestre realiza o deslocamento, uma vez que a faixa de luz canalizada induz a pessoa a atravessar de forma correta. O primeiro equipamento será instalado no Pátio de Santa Cruz, nas imediações do Mercado da Boa Vista, e até o final de setembro está prevista a colocação de mais cinco equipamentos em vias emblemáticas da cidade. As ações da política de mobilidade focadas nos pedestres levaram o Recife diminuir em 25% o número de mortes no trânsito com os que andam a pé entre 2020 e 2021, de acordo com os dados do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat).
“A luminária é um dispositivo que, além de proporcionar maior segurança ao pedestre, também é visualizado pelos condutores, inclusive a uma grande distância, o que contribui para um trânsito ainda mais seguro”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. O lançamento da faixa acesa acontece às 18h e contará com uma ação da Liga da CTTU - equipe de arte educadores que trabalha as pautas da mobilidade urbana. Com o título de “A Liga mandou dizer”, a iniciativa consiste em adaptar a brincadeira infantil “Seu Rei mandou dizer” para incentivar as pessoas a realizar a travessia de forma correta e segura. “A ideia é fazer com que os pedestres ocupem os espaços seguros pensados para eles. A liga vai vestir as pessoas de realeza e atravessar junto com elas. Também serão entregues adesivos com uma mensagem de respeito ao pedestre”, explica Marcela Assis, gestora de Educação de Trânsito da CTTU.
No Dia do Pedestre de 2022 a CTTU entregou uma área de trânsito calmo na Rua das Oficinas, no bairro do Pina, que concentra grande número de pedestres devido a duas escolas e uma unidade de saúde do local. Foi realizada a ampliação da calçada na Rua das Oficinas, o que tanto auxilia no aumento do espaço para pedestres, como no estreitamento da via para induzir o condutor a reduzir a velocidade. O projeto consistiu, também, uma faixa de pedestre elevada, implantada em parceria com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), que garante acessibilidade na travessia, além da implantação de mais oito travessias para pedestres na Rua das Oficinas e em vias do entorno para garantir mais segurança viária nas travessias. A regulamentação da via para 30 km/h também foi feita. Os estudos foram desenvolvidos em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária e a implantação com o apoio das secretarias de Inovação Urbana do Recife e de Educação.
URBANISMO TÁTICO - O urbanismo tático salva vidas ao garantir mais segurança viária nas vias urbanas. Entre janeiro e fevereiro de 2019, ocorreram 24 acidentes de trânsito com vítimas nas áreas onde foram implantados os urbanismos táticos e, após as intervenções, entre janeiro e fevereiro de 2020, o número caiu para 14 acidentes com vítimas, o que representa uma redução de 41%. Áreas como o Largo da Paz tiveram sete acidentes com vítimas neste período de 2019 e, no ano seguinte, duas ocorrências. Na Avenida Cruz Cabugá, o número também caiu de 23 para 14 no mesmo período. Na Avenida Conde da Boa Vista, a mudança foi de 22 para quatro acidentes com vítimas também neste período. O uso de urbanismo tático também humaniza os espaços viários e proporciona ao recifense uma nova forma de viver na cidade. Na Rua Velha, o novo desenho da via induz os condutores a reduzir a velocidade, que foi regulamentada em 30 km/h e ainda garante o espaço dos pedestres como prioridade, já que são a maioria na via. São áreas cuja sinalização passa o recado de uma rua feita para todas as pessoas se respeitarem no trânsito promovendo, assim, mais segurança viária.
CALÇADA LEGAL - Outra ação que beneficia o pedestre é o programa Calçada Legal, executado pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB). A iniciativa beneficia vias e largos com pavimentação de calçadas e realização de soluções com rampas de acessibilidade, além de preservação dos passeios históricos, paisagismo, entre outras melhorias. O programa teve início em 2017 e já recuperou 60 km de calçadas. A previsão da URB é executar aproximadamente 10 quilômetros em 2023. Ao todo, o investimento do Calçada Legal é de R$ 105 milhões na requalificação de 10 lotes, que compreendem 134 km de calçadas e 56.300 m² de largos da cidade.
As vias selecionadas para receberem melhorias precisam atender aos requisitos de serem corredores de transporte público com grande fluxo de pedestres ou ruas que façam interligação entre esses corredores. O investimento é feito pela Prefeitura. Atualmente, os bairros que estão sendo contemplados com o Calçada Legal são Várzea, Beberibe, Cidade Universitária, Boa Vista, Espinheiro, Água Fria, Bomba do Hemetério, Boa Viagem, Jardim São Paulo, Casa Forte, Bongi, Estância, Areias, Campo Grande, Cordeiro, Casa Forte, Benfica, Barro, Tamarineira, Jaqueira, Graças, Aflitos, Tejipió e Coqueiral. A URB ressalta que o lote 10 do Calçada Legal está em fase de contratação de empresa e, após essa etapa, serão beneficiados também os bairros da Ilha do Leite e do Derby.