MCTI inaugura primeiro laboratório maker do Programa Mais Ciência na Escola em PE
Evento será às 11h, na Escola Municipal Professor Amaro Soares de Souza, que fica no município pernambucano de Sanharó
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) inaugura, nesta sexta-feira (05), o primeiro laboratório maker do Programa Mais Ciência na Escola em Sanharó, município do agreste pernambucano. A cerimônia ocorrerá na Escola Municipal Professor Amaro Soares de Souza, às 11h, e será comandada pela ministra titular da pasta, Luciana Santos. O lançamento do projeto piloto servirá de modelo para futuras implementações em todo o país. O prefeito do município, Cesar Freitas, também participa da solenidade.
Equipado com tecnologia de ponta, incluindo impressora 3D, tablets, notebooks, computadores e kits de robótica, o espaço será um centro de aprendizagem avançado para os estudantes locais. Os laboratórios makers são espaços de prototipagem e inovação, onde os jovens podem dar vida às suas ideias e projetos – em escolas públicas, priorizando as dos anos finais do ensino fundamental situadas em áreas de alta vulnerabilidade social.
Com um investimento de R$ 100 milhões provenientes do Programa Conecta e Capacita Brasil, o Programa Mais Ciência na Escola pretende estabelecer mil laboratórios makers em todo o país, impulsionando a educação científica e tecnológica nas escolas públicas brasileiras. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o MCTI e o Ministério da Educação (MEC), com execução pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A ação também faz parte Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e do Programa Escola em Tempo Integral, promovendo o letramento digital, a educação midiática e o combate à desinformação.
Serviço:
Inauguração do 1º laboratório maker do Programa Mais Ciência na Escola
Local: Escola Municipal Professor Amaro Soares de Souza. Rua João Alves Leite - Centro, Sanharó, Pernambuco.
Horário: 11h