Intervenção vai aumentar a segurança viária dos pedestres em frente ao Parque de Dois Irmãos
Com o objetivo de evitar mortes e lesões no trânsito e garantir uma vivência mais saudável do espaço público, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), entregará, nesta sexta-feira (18), uma requalificação da Praça Farias Neves, em frente ao Horto de Dois Irmãos. Na ocasião, a Liga da CTTU fará atividades lúdicas com pais e crianças com o objetivo de dar informações educativas sobre o trânsito. A Secretaria da Primeira Infância também vai realizar ação de biblioteca itinerante em parceria com o Parque Estadual Dois Irmãos. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária (BIGRS) e com a Secretaria Executiva de Comércio Popular.
Ao todo, 960 pedestres transitam na área a cada hora, especialmente crianças, devido ao ponto de interesse, que é o parque. Esse público é importante porque está entre os mais frágeis, tanto pelo corpo ser menor e suportar menos impacto, quanto por serem pedestres e estarem mais propícios a distrações. Por isso, o projeto vai trazer mais nove travessias, além de uma área de 1.900 m² de ampliação de calçadas, que será usada tanto para passeio, quanto para o comércio popular. A ampliação foi feita com uso de urbanismo tático, uma técnica de sinalização viária de rápida implantação para redesenhar as vias. No Recife, o método é utilizado desde 2019 e já reduziu, em média, 57% dos sinistros de trânsito nas áreas contempladas.
O novo desenho viário, ao ampliar os espaços dos pedestres, vai formar um zigue-zague na pista para reduzir a velocidade dos veículos motorizados. A velocidade máxima será readequada para 30 km/h, seguindo a orientação das Nações Unidas para vias locais. O projeto contará com mobiliário urbano como bancos e balizadores. Também haverá um ordenamento da circulação, tornando as vias da Praça sentido único em direção à UFRPE. A continuação da Rua Manuel de Medeiros permanecerá como mão dupla.
No entorno da Praça Farias Neves, foi registrado um total de 26 sinistros de trânsito com vítimas entre 2017 e 2023. "Identificamos que esse era um ponto que merecia um ordenamento especial devido ao número de sinistros de trânsito e por ser uma área com grande fluxo de pedestres. Uma rua com uma velocidade adequada, estacionamentos ordenados e espaços segregados, como estamos fazendo aqui em Dois Irmãos, é uma rua cuja sinalização induz ao respeito e, com isso, salva vidas", informa Antônio Henrique, gerente geral de mobilidade humana da CTTU.
DADOS SOBRE SEGURANÇA VIÁRIA - O incentivo à mobilidade ativa desde a infância tem sido uma demanda cada vez maior nos espaços urbanos. De acordo com informações da GDCI, referência global em desenho de vias, pelo menos 500 crianças morrem diariamente em sinistros de trânsito. A segurança viária é um problema de escala global. Na faixa etária entre 5 e 29 anos, sinistro de trânsito já é a principal causa de morte no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em média, a cada 25 segundos, uma pessoa morre por sinistro de trânsito no mundo, o que representa, aproximadamente, 1,35 milhão de mortes por ano em todo o globo.
Os dados da OMS mostram que os países subdesenvolvidos têm uma média de 27,5 mortes a cada 100 mil habitantes. Já nos países de alta renda, o número cai para 8,3. Isso indica que a segurança viária é, também, um indicativo de desigualdade social. No Recife, a média é de 5,3 mortos por 100 mil habitantes, menor que outras cidades da América Latina, como Quito, capital do Equador, que tem a média de 7,7, e Bogotá, capital da Colômbia, que tem 5,9.
VIDAS SALVAS NO TRÂNSITO – O Recife tem implantado diversos projetos para fazer das ruas espaços mais seguros para crianças, isso levou à redução de 30% das crianças entre 0 e 9 anos feridas no trânsito entre 2020 e 2021 e, ainda, tornou o trânsito mais seguro para todas as pessoas, reduzindo em 18% o número de vítimas fatais neste mesmo período. O uso de urbanismo tático para redistribuição do espaço urbano, ampliação de áreas de convivência, criação de espaço para pedestres e redução de velocidade média da via foi aplicado em áreas como Jardim Monte Verde, no Ibura, Rua da Palma, no bairro de Santo Antônio, Rua das Oficinas, no Pina, e, ainda, no Largo Dom Luiz, na entrada do Morro da Conceição.