Internacional: Grupo de brasileiros em Gaza cruza fronteira com o Egito
Aeronave da Presidência aguarda para iniciar a décima viagem de repatriação desde o início do conflito no Oriente Médio
Foto: Arquivo pessoal
Um grupo de brasileiros acompanhados pelo Governo Federal que aguardava permissão de autoridades de Egito, Israel e da Autoridade Palestina cruzou a fronteira entre Gaza e Egito, no Portal de Rafah, neste domingo (12).
O grupo de 32 pessoas já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação, oficializou uma postagem do Itamaraty às 5h41 desta madrugada na rede social X (antigo Twitter). ''Duas pessoas do grupo que constava da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza'', completou o comunicado.
"Bom dia, gente: a gente chegou na fronteira. Daqui a pouco vamos para o lado do Egito. Rezem por nós", afirmou Hasan Rabee, num vídeo que gravou instantes antes de concretizar a saída. "Esse é o caminho para o Egito. Não falta muita coisa. Um segundo, um minuto", emendou Hasan num segundo vídeo, já dentro de um ônibus entre o Portão de Rafah e o lado egípcio. "Chegamos ao Egito com apoio do Governo Federal. Muito obrigado, presidente Lula", completou ele, numa terceira postagem, já no Egito. "Já estão chamando os nossos nomes. Tenho o papel da saída agora", celebrou Shahed Al-Banna, jovem 18 anos que também integra o grupo. Os dois se tornaram figuras conhecidas dos brasileiros por gravarem diariamente vídeos relatando a rotina de ansiedade e de restrições impostas pela guerra na Faixa de Gaza.
"Os brasileiros já atravessaram a fronteira e se encontram no Egito, de onde virão, em segurança, para o Brasil, na Operação Voltando em Paz", resumiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, numa postagem em seu perfil na rede X.
EM PAZ - Após o cruzamento da fronteira, o grupo embarca em um ônibus fretado pelo Governo Federal. Vão seguir viagem até um aeroporto designado pelo Egito. A aeronave VC2, da Presidência da República, aguarda o grupo para iniciar o décimo voo de repatriação de brasileiros desde o início da crise no Oriente Médio. Quando a aeronave da Presidência tocar o solo da capital federal, a Operação Voltando em Paz terá transportado um total de 1.477 passageiros, além de 53 animais domésticos. Três aeronaves da Força Aérea Brasileira e duas da Presidência da República foram utilizadas.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 31/08/2024
"Pandemia" de bets avançou mais rápido que surto da covid-19 no Brasil
Pesquisa mostra que jogo aumenta ansiedade e altera humor