Inadimplência cai cerca de 16% em seis meses em Pernambuco
O levantamento aponta que mais de 80% das famílias pernambucanas estão endividadas, 29,3% enfrentam contas em atraso e 15% não podem pagar suas dívidas
Foto: G1
O recorte local realizado pela Fecomércio-PE sobre a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), em março de 2024, aponta que mais de 80% das famílias pernambucanas estão endividadas, 29,3% enfrentam contas em atraso e 15% não podem pagar suas dívidas. Apesar disso, o número de inadimplentes reduziu em 16% nos últimos seis meses. O levantamento é elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Ainda de acordo com o recorte, o cartão de crédito representava 94,3% das dívidas, seguido por carnês (25,4%) e crédito pessoal (6,1%). O atraso médio no pagamento é de 60 dias, comprometendo 30,6% da renda familiar.
De acordo com Rafael Lima, Economista da Fecomércio-PE, houve também uma disparidade entre as famílias pernambucanas.
Com a redução da inadimplência, ficam explicados os saldos positivos apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados formais do estado. Mais pernambucanos estão sendo realocados no mercado de trabalho, além de reajustes de juros.
Além disso, o programa do Governo Federal, Desenrola Brasil beneficiou mais de 14 milhões de brasileiros e renegociou mais de 37 bilhões, trazendo uma contribuição importante para o resultado em Pernambuco.
Guilherme Camilo