Hérnia de disco: entenda a doença que tem afastado adultos e jovens do trabalho
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as dores nas costas atingem 80% da população ao redor do mundo
Foto: G1 / Divulgação
A hérnia de disco e as dores na região lombar são uma condição que está cada vez mais frequente na vida dos brasileiros. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as dores nas costas atingem 80% da população ao redor do mundo.
Já no Brasil, o Ministério da Previdência Social aponta que a alteração na coluna é considerada a principal causa para o afastamento do trabalho em 2023. Somente no ano passado, mais de 51 mil pessoas receberam benefícios por incapacidade temporária e foram afastados por conta da hérnia de disco.
O ortopedista especialista em coluna, Márcio Crisanto, explica que o problema de saúde está atrelado à genética e ao envelhecimento, no entanto, alguns jovens vem apresentando a condição.
De acordo com Márcio Crisanto, o tratamento para a lesão envolve o uso de analgésicos, fisioterapia, chegando até ao procedimento cirúrgico.
Entre os sintomas estão dor nas costas, que pode estar associada a outros sintomas, como dor nos membros inferiores ou superiores, dormência, queimação, perda de força e até dificuldade para urinar.
Para prevenir a hérnia de disco, é recomendada a prática de exercícios físicos regulares, o uso de calçados adequados e confortáveis, manter uma alimentação equilibrada, cuidar da postura e evitar ficar muito tempo sentado, fazendo pausas regulares para alongar o corpo.
Guilherme Camilo
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 08/11/2024
Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,53 bilhões de valores a receber, diz Banco Central
Até setembro, sistema devolveu R$ 8,35 bi esquecidos; saiba como conferir