Funase realiza semana para alistamento militar de socioeducandos
Como forma de assegurar os direitos dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa em Pernambuco, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) promoveu a Semana de Alistamento Militar, que ocorreu entre os dias 16 e 20 de setembro, em oito unidades de todo estado. No total 55 adolescentes em internação tiveram o certificado de reservista emitido.
O objetivo do evento foi possibilitar que jovens do sexo masculino que já completaram 18 anos ou que ainda vão completar este ano realizassem o alistamento militar obrigatório. A emissão do certificado de reservista possibilita que os jovens sejam inseridos no ensino superior e no mercado de trabalho, já que ambos exigem o documento. A ação foi promovida pelo Eixo Cidadania da Funase e aconteceu tanto nas juntas militares quanto nas unidades socioeducativas.
“Entendemos que o caminho da cidadania, da responsabilidade e da reinserção social desses socioeducandos passa pelo acesso completo a documentação civil, sobretudo aos jovens do sexo masculino, cujo o alistamento é uma obrigatoriedade”, comenta o coordenador do Eixo Cidadania, Diogo Marques. “A reservista é importante para que eles possam ter autonomia em suas vidas civis, para que tenham acesso a emprego, para que possam fazer seleções, faculdades e concursos” comenta o coordenador.
Além do alistamento militar, a Funase realiza continuamente ações para emissão e retirada de documentação civil dos jovens em cumprimento de medida no estado. Em agosto, 96,7% dos socioeducandos tinham certidões de nascimento e 86,6% estavam com a carteira de identidade emitida.