Fernando de Noronha realiza 9ª Conferência Distrital de Assistência Social
A Administração de Fernando de Noronha, por meio da Superintendência de Assistência Social e Direitos Humanos, realizará, nesta terça-feira (25), a 9ª Conferência de Assistência Social do arquipélago. O evento acontecerá no auditório da Erem Arquipélago e terá início às 8h30, com a acolhida e o credenciamento. O encerramento está previsto para as 17h30.
A conferência, cujo tema deste ano é “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, tem como principal objetivo promover o diálogo entre a comunidade, os movimentos sociais e as demais instituições presentes na ilha, para planejar avanços e melhorias nas políticas públicas de assistência social.
O encontro pretende ainda reforçar, principalmente, o Sistema Único de Assistência Social, a partir de informações obtidas durante as palestras, nas plenárias do evento e no diálogo com a comunidade noronhense.
Dividida em cinco eixos temáticos, a conferência vai debater sobre financiamento do sistema, controle social, articulação entre segmentos, universalização do SUAS e a importância dos benefícios socioassistenciais.
Segundo a superintendente de Assistência Social e Direitos Humanos de Noronha, Nayara Leite, a importância da conferência se reflete positivamente tanto para a comunidade quanto para a Administração, sobretudo no que diz respeito ao caráter deliberativo do evento, com a participação da comunidade e dos órgãos públicos.
“A conferência vai proporcionar o debate e a avaliação da política de assistência social e propor novos caminhos, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. O tema a ser tratado nesse encontro diz respeito justamente à reconstrução do SUAS”, ressalta Nayara.
O evento contará com a participação, entre outros, dos servidores da Superintendência de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do distrito, que estão coordenando o evento; dos profissionais das pastas de Educação, Saúde, Turismo, Cultura e Esporte, bem como das superintendências Jurídica e de Infraestrutura, Obras e Meio Ambiente. O Conselho Estadual de Assistência Social, Conselho de Assistência Social de Noronha, Conselho Tutelar e representantes de organizações da sociedade civil, da segurança pública e do Judiciário também estarão presentes.
Programação:
8h30 - Acolhida/Credenciamento dos Delegados;
9h30 - Apresentação cultural;
9h45h - Solenidade de abertura;
10h - Palestra Magna;
11h30 - Leitura e Aprovação do Regimento Interno;
12h - Intervalo/almoço;
13h30 - Trabalho das miniplenárias - 1, 2, 3, 4 e 5;
15h30 - Apresentação e aprovação das propostas das miniplenárias 1, 2, 3, 4 e 5;
16h30 - Leitura das Moções;
17h - Escolha dos delegados para a 9ª Conferência Estadual de Assistência Social;
17h30 - Encerramento.
Crédito da foto: Ray Evllyn