Empreendedores da Zona da Mata participam de exposição promovida pelo Sebrae/PE
No aniversário de um ano, Expo Riquezas da Mata explora temática junina e leva ao Shopping Costa Dourada, no Cabo, o que a região tem de melhor no artesanato e na gastronomia
Donos de pequenos negócios de seis municípios da Zona da Mata pernambucana participam, a partir da próxima segunda-feira (3), da Expo Riquezas da Mata, evento realizado pelo Sebrae/PE com objetivo de fortalecer o empreendedorismo da região. Serão 18 expositores que irão se revezar, durante 23 dias do mês de junho, em estandes montados na área de eventos do Shopping Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. O espaço vai funcionar das 9h às 22h, de segunda a sábado, e das 12h às 20h, aos domingos. A Expo Riquezas da Mata completa um ano em maio e para comemorar a passagem, a ação, realizada sempre na área de atendimento da sede do Sebrae/PE, no Recife, ganha outros locais, tornando-se mais acessível para novos consumidores.
A cada semana, seis expositores de dois municípios estarão oferecendo seus produtos nas áreas de artesanato e gastronomia. Os primeiros serão empresários de Paudalho e Nazaré da Mata. Entre os municípios que também já confirmaram presença ao longo da temporada estão Palmares, Limoeiro, Macaparana, Itaquitinga e Itambé.
“É oportunidade para os dois lados. Tanto para esses empreendedores, que terão como vender mais e conquistar novos clientes, como para o público que visita o shopping, que vai poder conhecer o que a nossa Zona da Mata tem de melhor, suas riquezas, literalmente. Assim conseguimos envolver o maior número de municípios e impactar a vida desses pequenos negócios”, destaca Alexandre Alves, gerente do Sebrae/PE para a Zona da Mata.
Para entrar no clima das festas em homenagem aos santos Antônio, João e Pedro, a ação terá temática junina, com a oferta de comidas típicas, objetos de decoração, roupas e adereços que remetem a essa tradição tão nordestina. “Pensamos em uma forma de impulsionar esses expositores, sem deixar o período passar em branco. Por isso, vamos valorizar muito a parte gastronômica, com as tradicionais comidas de milho, como pamonha, canjica e bolo, mas também com iguarias da região, como os chips de macaxeira, produzido por uma empreendedora de Itambé e que faz muito sucesso”, explica Alexandre Alves.
Riquezas da Mata
O projeto começou em maio de 2023, com a venda de produtos de municípios das Matas Norte e Sul de Pernambuco na sede do Sebrae, no bairro da Ilha do Retiro, no Recife. Em um ano, a iniciativa já beneficiou mais de 30 empreendedores de 20 cidades da região, rica em artesanato e gastronomia. O objetivo da exposição é proporcionar aos empresários novos espaços para escoamento de seus produtos, fortalecendo a economia local.
Serviço:
O quê: Expo Riquezas da Mata
Quando: de 3 a 25 de junho.
Onde: Shopping Costa Dourada, Cabo de Santo Agostinho-PE.