Em fevereiro, vendas no varejo crescem 1,0%
Foto: Divulgação | IBGE
Em fevereiro de 2024, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 1,0%, frente a janeiro, na série com ajuste sazonal. No mês anterior, a alta havia sido de 2,8%. A média móvel trimestral variou 0,7% no trimestre encerrado em fevereiro. Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista subiu 8,2% frente a fevereiro de 2023, nono avanço seguido. O acumulado no ano foi de 6,1% enquanto o acumulado nos últimos 12 meses registrou crescimento de 2,3%.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas cresceu 1,2% na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral foi de 0,7% em fevereiro. Na série sem ajuste sazonal, que inclui, além das atividades citadas, o atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo, o varejo ampliado cresceu 9,7%. O acumulado no ano foi de 8,2% enquanto o acumulado em 12 meses a variação acumulado foi de 3,6%.
O volume de vendas do comércio varejista pernambucano cresceu 0,7% em fevereiro
Na comparação com fevereiro de 2023 houve crescimento de 8,3%. Dos grupos de atividades pesquisados, nove apresentaram crescimento no período, com destaque para Artigos Farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e Cosméticos (16,2%), Eletrodomésticos (12,4%), Hipermercados e supermercados (12,0%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (11,6%), Móveis e eletrodomésticos (11,3%), Móveis (8,7%), Hipermercados, Supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (8,4%),
Comércio varejista (8,3%), Combustíveis e lubrificantes (5,9%).
Entre as principais quedas observadas, destacaram-se o comércio de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-22,9%), Tecidos, vestuário e calçados (-10,6%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-4,7%). No acumulado do bimestre o estado apresenta crescimento de 6,2%, semelhante à média nacional de 6,1%.
Comércio varejista ampliado cresceu 2,4% em fevereiro de 2024
Já no comércio varejista ampliado, que inclui o comércio de veículos, motos, partes e peças, materiais de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, houve crescimento de 2,4% na comparação com janeiro de 2024.
Na comparação com fevereiro de 2023 houve um crescimento maior, de 9,8%, com destaque para a atividade de veículos, motos, partes e peças que avançou 21%, enquanto o comércio de equipamentos e materiais de escritório, informática e comunicação, com recuo de 22,9%,
SOBRE A PMC
A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.