Durante Operação ‘De Olho no Agreste’ do CREF12/PE 13 academias são autuadas por irregularidades
Entre os dias 10 e 15 de julho, o Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região (CREF12/PE) realizou a Operação Intensiva ‘De Olho no Agreste’, com o objetivo de fiscalizar academias e garantir a qualidade e segurança dos serviços prestados à sociedade.
Durante a operação, foram averiguadas 71 denúncias nos municípios da região, 13 academias foram autuadas por irregularidades em seu funcionamento, 24 pessoas foram notificadas por exercício ilegal da profissão de Educação Física. Além disso, as equipes do CREF12/PE notificaram oito academias clandestinas durante a ação.
A Operação Intensiva ‘De Olho no Agreste’ do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco cobriu um total de 16 municípios na região do Agreste pernambucano. Esses municípios são: Vitória de Santo Antão, Gravatá, São Joaquim do Monte, Altinho, Agrestina, Cupira, Caruaru, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Santa Cruz do Capibaribe, Vertentes, Taquaritinga do Norte, Tacaimbó, São Caetano, Bezerros e Pombos.
Em Caruaru, três academias foram interditadas por não oferecer qualidade e segurança nos serviços prestados aos usuários. Uma delas estava localizada no bairro da Boa Vista/Xique-Xique, enquanto as outras duas estavam no bairro de Rendeiras e no Salgado. A medida visa garantir que os estabelecimentos sigam às normas e ofereçam um ambiente seguro para os praticantes de atividades físicas.
“A condição para o exercício da profissão de Educação Física, independente do campo de atuação (escola, academia, hospital, esportes), é a regularidade junto ao Conselho Regional de Educação Física (CREF). Não basta ser ex-atleta ou ser formado em Educação Física, por exemplo. É indispensável estar regularmente junto ao CREF. Portanto, é imprescindível formação acadêmica em IES (Instituição de Ensino Superior) regular junto ao MEC e, claro, o registro no Conselho. Quem trabalha com Educação Física sem estar regular junto ao CREF responde criminalmente”, explica o advogado e presidente do CREF de Pernambuco, Lúcio Beltrão (CREF 003574 –G/PE). As fiscalizações do CREF12/PE são fundamentais para garantir que os Profissionais de Educação Física estejam exercendo suas atividades de forma regular e que as academias estejam cumprindo as normas e regulamentos. Além disso, as ações contribuem para a promoção da saúde e da segurança das pessoas que frequentam esses estabelecimentos.
As fiscalizações do CREF12/PE são fundamentais para garantir que os Profissionais de Educação Física estejam exercendo suas atividades de forma regular e que as academias estejam cumprindo as normas e regulamentos. Além disso, as ações contribuem para a promoção da saúde e da segurança das pessoas que frequentam esses estabelecimentos.
O CREF12/PE segue empenhado em combater o exercício ilegal da profissão e as academias clandestinas e por isso disponibiliza diversos meios para que os cidadãos possam realizar denúncias, pelo telefone/WhatsApp (81) 9 8877 6678, pelo e-mail [email protected] e o site cref12.org.br/denuncia/.