Dia Mundial da Saúde Bucal: cuidar dos dentes evita doenças e influencia no bem-estar
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 3,5 bilhões de pessoas sofrem com doenças na boca
Foto: G1
Celebrado nesta quarta-feira (20), o Dia Mundial da Saúde Bucal, data instituída pela Federação Dentária Internacional (FDI), tem como objetivo conscientizar e incentivar a população a ter bons hábitos de higiene oral para evitar que problemas na cavidade bucal e até doenças sistêmicas venham a surgir.
De acordo com a cirurgiã dentista, Juliana Leite, a falta de higiene da boca influencia diretamente no bem-estar geral do corpo.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 3,5 bilhões de pessoas sofrem com doenças na boca. Na liderança está a cárie, seguida pelas doenças periodontais, principal causa de perda dentária e, na sequência, o câncer na boca.
Juliana Leite aponta que a saúde bucal está atrelada à autoestima do paciente.
A cirurgiã dentista, Juliana Leite ainda destaca métodos utilizados para atendimento de pacientes que têm fobia de dentistas.
Para prevenir as doenças na cavidade oral, seguir uma rotina de cuidados básicos, como escovação adequada após as refeições, uso do fio dental, limpeza da língua e consultas regulares ao dentista são os mais indicados para manter a saúde bucal em dia. Moderar o consumo de açúcar, evitar o fumo e o álcool também são medidas importantes de prevenção.
Guilherme Camilo