Devotos recebe homenagem na Alepe pelos 35 anos de trajetória, nesta segunda (13)
O voto de aplauso foi requerimento da deputada Dani Portela
Foto: Fran Silva/ Equipe Dani Portela
Nesta segunda-feira (13), a partir das 16h, a banda pernambucana Devotos será homenageada pelos 35 anos de carreira na Assembleia Legislativa de Pernambuco, no auditório Ênio Guerra, a solenidade será aberta ao público.
O voto de aplauso foi requerimento da deputada Dani Portela que promoverá a comemoração.
Devotos é uma das maiores representantes do punk rock hardcore em do estado e também do Brasil. Marcelo Coleta Júnior, Neilton José de Carvalho e Marconi de Souza Santos, mais conhecido como Cannibal, formaram o grupo no ano de 1988, no Alto José do Pinho, periferia da Zona Norte do Recife.
A concepção do grupo teve referências valiosas. O caráter político do movimento punk, a Inocente, banda de São Paulo liderada por Clemente, um roqueiro também negro e periférico, e o seu disco “Pânico em São Paulo”, que delatava problemas da periferia, como a violência, a falta de saneamento básico, a fome e a discriminação, influenciou o trio a denunciar as mazelas da sociedade.
Sobre a banda
Nascida na comunidade, a Devotos ganhou o Brasil e o mundo. Na jornada, diversos shows, dentro e fora do país, e discos marcantes para a música nacional, de “Agora Tá Valendo” (1997) ao mais recente “Punk Reggae” (2022). Além disso, contribuiu para mudar a realidade do Alto José do Pinho através do trabalho social que criou uma rádio comunitária e uma ONG na localidade.
“Comemorar os 35 anos da Devotos é valorizar a expressão negra e periférica do nosso estado. A musicalidade do grupo traz toda uma gama de temáticas valiosas a estes corpos negligenciados pela sociedade e faz um chamamento à resistência e ao combate às desigualdades. A expressão artística é a cara da nossa periferia, é meio potente de transformação social, e a banda tem representado isso com êxito ao longo desses anos. Merecem todas as homenagens!”, ressaltou a deputada Dani Portela.