Comitê de Cultura e Ministério da Cultura unem forças para desenvolver ações em 184 cidades de Pernambuco
Será oficializado neste domingo, dia 04 de agosto, a instalação do Comitê de Cultura em Pernambuco, que tem a coordenação das Organizações da Sociedade Civil (OSC), juntamente com o Ministério da Cultura,através do Programa Nacional dos Comitês de Cultura. O ato de apresentação pública acontecerá na sede do Pontão de Cultura e Museu Poço Comprido, localizado em Vila Murupé, na Zona Rural de Vicência, na Zona da Mata Norte do Estado, distante 100 km do Recife. Embora seja oficializado apenas no domingo, as ações culturais comemorativas vão começar já nesta sexta-feira (2) e sábado (3). Ao todo, estão previstas várias atividades gratuitas para o público, como roda de saberes, apresentações de grupos de cultura popular e exibição de curta-metragens. Também estão programadas vivências experimentais com artesãs locais e de penteado afro. Além disso, há ainda leitura e contação de história para crianças e adultos. Para saber mais acesse www.instagram.com/museupococomprido ou www.instagram.com/comitedecultura_pe.
Em Pernambuco, o comitê terá uma atuação estratégica, com plano de trabalho que prevê mais de 120 mil atividades até o fim de 2026. Todo o trabalho será acompanhado de perto por um time de 20 colaboradores, que estarão representados, de forma jurídica, por três Organizações da Sociedade Civil no Estado, conhecidas como OSC. São elas: Mulheres Guerreiras de Camaragibe (Região Metropolitana do Recife); Centro Dramático do Pajeú (Sertão); e Associação de Filhos e Amigos de Vicência - Afav (Mata Norte). A ideia é que, ao longo de 24 meses, o Comitê possa estruturar uma força-tarefa para garantir melhorias no campo da estruturação das políticas culturais, e levá-las às 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado: Agreste Central, Agreste Meridional, Mata Norte, Região Metropolitana, Sertão do Araripe, Sertão Central, Sertão do Pajeú, Sertão do São Francisco e Mata Sul Agreste Setentrional, atendendo, assim, a um total de 184 cidades de Pernambuco, incluindo o Arquipélago de Fernando de Noronha.
“A ideia é que, a partir deste trabalho conjunto, feito nas 12 Regiões do Estado, nós possamos proporcionar, por meio do Comitê, vários eixos estratégicos que vão garantias e contribuir com os artistas, grupos e instituições culturais de cada uma das localidades, por meio de formações, encontros de escutas e diálogo, assessoramento técnico, mobilização e articulação social, intervenções artísticas e socioculturais, além de ações de circulação e elaboração do plano de comunicação. Tudo isso sem nenhum custo para a cadeia criativa e cultural do nosso estado ", adiantou a coordenadora do Comitê de Cultura em Pernambuco, Joana D’Arc Ribeiro.
Durante o evento de apresentação pública, os agentes culturais que compõem a teia cultural de Pernambuco, vão poder conhecer, de perto, cada detalhe que será realizado pelos próximos meses. “A cultura pernambucana está dando um grande passo neste momento. Estaremos unidos para retomar o diálogo com os movimentos sociais, as organizações da sociedade civil e as representações populares. É necessário que compreendamos: apenas unidos, misturados e envolvidos, é que vamos reconstruir a cultura do nosso País, juntamente com o apoio do Governo Federal”, acrescentou.
A solenidade celebrará ainda os 20 anos da Lei Cultura Viva, uma política pública pioneira que tem sido fundamental para o fortalecimento das iniciativas culturais comunitárias em todo o Brasil. Sancionada em 2024, a Lei foi responsável por institucionalizar e contribuir para criação dos Pontos de Cultura no País.