Cidade de Jaboatão vence prêmio internacional na área da Saúde;
Projeto criado para dar assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade, é reconhecido internacionalmente
Foto: Divulgação
O projeto que a cidade de Jaboatão dos Guararapes criou para que pudesse dar assistência as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, foi reconhecido e está entre os três vencedores do Prêmio Iniciativa de Inovação Social em Saúde da OPAS-SIHI LAC 2023.
O resultado foi informado à Prefeitura do Jaboatão pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) na sexta (6). As experiências vencedoras serão apresentadas em um workshop, que acontecerá entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, em Washington DC, Estados Unidos, em uma parceria entre a OPAS e a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A iniciativa “Todo artista tem que ir aonde o povo está” – Estratégia de Vacinação Extramuros da População em Situação de Rua” concorreu com outras 100 da América Latina e Caribe. O projeto foi pensado, elaborado e é executado através de uma parceria entre o poder público municipal, representado pelas Secretarias de Saúde e de Assistência Social, movimentos sociais e com a participação das próprias pessoas em situação de vulnerabilidade.
A ideia é acolher, fortalecer vínculos e promover saúde. Essas ações são voltadas para pessoas em situação de rua, uso abusivo de drogas, profissionais do sexo e outras pessoas em situação de vulnerabilidade. São realizadas atualizações vacinais; entrega de analgésicos e antitérmicos para possíveis efeitos colaterais; distribuição de água mineral, lanches, preservativos e lubrificantes; acolhimento e sensibilização para adesão aos serviços; realização de pré-cadastro para Cadúnico e confecção de cartão SUS.
O prefeito Mano Medeiros destacou a importância desse prêmio, uma vez que se trata de mais um reconhecimento internacional que o município conquista. “Nossa gestão tem como prioridade oferecer melhores condições e qualidade de vida para todos os jaboatonenses. E há uma atenção especial às pessoas em situação de vulnerabilidade. Essa estratégia exitosa é mais um exemplo do compromisso e de um trabalho que vem sendo efetivo. Para nós é uma satisfação servir de referência para outros países”, falou o prefeito.
“Trabalhar pela equidade social e em saúde é a mola que nos impulsiona incessantemente. Entender cada indivíduo como parte do todo e tratá-lo sob esta ótica, faz com que possamos realizar estratégias de saúde mais justas e com acesso ampliado. Acertamos no caminho quando construímos coletivamente, respeitando as diferenças. Essa gestão tem um olhar voltado para os mais vulneráveis e prioriza o tratamento equânime da população”, disse a secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa.
Além da participação no evento, que acontecerá no país norte-americano, a iniciativa receberá o reconhecimento da OPAS-OMS e fará parte da rede regional de inovação social em saúde na América Latina e no Caribe (ALACISS). Isso permitirá compartilhar experiências e conhecer a inovação social em saúde, participar de espaços interativos inovadores, além de eventos e cursos. O trabalho também será compartilhado por meio de diversos canais digitais, como o site SIHI LAC, SIHI Global e o site da OPAS, entre outros.
A Iniciativa de Inovação Social Em Saúde (SIHI) é uma rede global de indivíduos, organizações e instituições que defendem a inovação social na saúde e promovem a investigação em inovação social. Lançada em 2014, a Rede SIHI está crescendo cada vez mais e premia iniciativas inovadoras em toda América Latina e Caribe.