Campanha Julho Amarelo contra hepatites virais tem programação alusiva em Paulista
No Brasil, existem cinco tipos de hepatites transmitidas por vírus, que são: A, B, C, D e E
Em alusão ao Julho Amarelo, mês de luta e conscientização contra as hepatites virais, a Secretaria de Saúde do Paulista está com uma programação voltada ao tema. A ação será entre os dias 24 e 28 de julho, com atividades de promoção, prevenção, educação através de rodas de conversas, distribuição de preservativos e ações de Testagem Rápida para Hepatites B e C. No dia 28 de julho celebra-se o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A primeira ação foi realizada no Centro de Saúde João Abimael, no bairro de Vila Torres Galvão.
No Brasil, existem cinco tipos de hepatites transmitidas por vírus. Conhecidos como os vírus da hepatite A, B, C, D e E. As hepatites virais são doenças que acometem o fígado e ali se apresentam de maneira aguda e ou crônica. As hepatites virais A e E são transmitidas através do orofecal, ou seja, a falta de higiene, a falta do da lavagem adequada das mãos e dos alimentos e a falta de cozimento de alguns deles podem provocar a hepatite A e E.
De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica do município, Silas Marcelino, as hepatites geralmente se apresentam de maneira aguda e têm uma cura automática. “As hepatites B e C são transmitidas através principalmente do contato com fluidos ou sangue de pessoas contaminadas, por isso, a importância de sempre usar preservativos nas relações sexuais, procurar estúdios de tatuagem, body piercing que sejam licenciados ou que estejam de acordo com as regras da APVISA ou da ANVISA, e também evitar contatos com outros tipos de fluidos de pessoas contaminadas”, alertou Marcelino.
COMO A DOENÇA É TRANSMITIDA
A hepatite D só adquire quem já tem hepatite B. Já a hepatite C, é um grave problema de saúde pública, porque ela chega a ser uma epidemia maior do que HIV e AIDS. A única forma de prevenção é usando preservativo em relações sexuais e ter cuidado com o compartilhamento de seringas, de alicates de unha e qualquer outro tipo de equipamento ou instrumento que tenham contato com sangues ou com sangue ou com secreções corpóreas de outras pessoas.
A hepatite B é prevenida através de vacina, que é disponibilizada na rede Sistema Único de Saúde (SUS) e na Rede Municipal. São três doses do esquema completo e está destinada a partir do nascimento.
SINTOMAS
Os sintomas acontecem basicamente febre, dor abdominal, diarreia, que é aquela cefaleia, que é que são aqueles sintomas gerais, mas também tem sintomas específicos, que é a urina em cor escura, que a gente chama urina ‘cor de Coca-Cola’ e fezes esbranquiçadas. Isso são os principais sintomas de quem já está com hepatite. A hepatite B e C e D geralmente se apresentam de maneira crônica, e a maneira de descobrir é através de testes rápidos para Hepatite B e C, que tem disponíveis em toda a rede e unidades de saúde, e a hepatite A é através de exames laboratoriais.
Confira a Programação:
Dia 26 de julho, a partir das 13h30: USF Jardim Paulista Baixo IV- Rua 106, n° 196 Jardim Paulista Baixo;
Dia 27 de julho, a partir das 9h: USF Conceição - Rua Belo Horizonte, 1080, Conceição;
Dia 27 de julho, a partir das 9h: USF Maranguape I A e B- Rua 22, nº 55, Maranguape I;
Dia 28 de julho, a partir das 9h: CTA- Clube Municipal do Nobre-Rdo Nobre, s/n, Nobre.
Fotos: Wagner Santos / Prefeitura do Paulista
--