Blitz educativa da CTTU dá início às ações do Maio Amarelo no Recife
As ações do mês de maio contarão com fiscalizações, comunicação e educação, além da gestão de dados.
Foto: Divulgação
A campanha Maio Amarelo 2024, criada em defesa da segurança viária, inicia nesta quarta-feira (1º) no Recife, com ações de conscientização em relação a mortos e feridos por sinistros de trânsito. A iniciativa é realizada pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), com foco nos motociclistas.
Dando o pontapé na programação do Maio Amarelo, uma blitz educativa foi montada nesta quarta-feira (1º), na Avenida Agamenon Magalhães, embaixo do Viaduto da Avenida Norte, sob coordenação da CTTU junto a parceiros como o Observatório Nacional de Segurança Viária, DETRAN, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Polícia Rodoviária Federal e SAMU.
De acordo com a CTTU, 45% dos óbitos em sinistros nas vias do Recife são motociclistas. Um terço desse número foi flagrado em alta velocidade. Em 2023, os condutores de motocicletas se tornaram as principais vítimas fatais no trânsito, ultrapassando os pedestres.
As ações do mês de maio contarão com fiscalizações, comunicação e educação, além da gestão de dados.
Durante as blitz, os agentes irão fiscalizar e orientar os condutores sobre os fatores de risco, em especial, o excesso de velocidade. Cursos para motociclistas que exercem a função de entregadores cadastrados em aplicativos serão disponibilizados, com temáticas de direção defensiva, legislação de trânsito, primeiros-socorros, além de atividades práticas.
Haverá ações diárias para crianças em escolas com participação de artistas-educadores, e junto a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), também serão conscientizados os adultos em estabelecimentos do setor de toda a cidade.
Guilherme Camilo