Assembleia Legislativa aprova reajuste salariais de até 20% para servidores de Pernambuco
Os servidores públicos do Estado de Pernambuco já têm garantidos os reajustes salariais até 2026, com aumentos que chegarão a até 20%, além de benefícios acordados entre as categorias e o governo Raquel Lyra. Nesta terça-feira (24), a Assembleia Legislativa aprovou os últimos projetos de lei que tratam desses reajustes, que recompõem a inflação de janeiro de 2023 até dezembro de 2026. A votação, inicialmente marcada para a semana anterior, foi adiada em respeito ao luto pelo falecimento do deputado José Patriota.
Entre as categorias contempladas estão auditores fiscais, delegados de polícia, policiais penais e civis, procuradores do Estado, gestores governamentais, servidores da Defesa e Fiscalização Agropecuária, além de funcionários técnicos-administrativos de diversas autarquias e fundações. Nenhuma das categorias terá reajuste inferior à inflação ou superior a 20%.
Além dos reajustes salariais, benefícios específicos também foram acordados. Os policiais penais, por exemplo, terão progressão na carreira e receberão auxílio-uniforme, que será pago anualmente no valor de R$ 750, sendo R$ 375 para este ano de forma excepcional. Já os servidores da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) terão recomposição no auxílio-técnico agropecuário.
Polêmica e Negociações em Andamento
Durante as discussões nas comissões da Assembleia, houve uma polêmica gerada pelo deputado Waldemar Borges (PSB), que pediu a abertura de prazo para emendas, com o objetivo de forçar o governo a negociar a incorporação de gratificações para analistas de saúde, categoria que ainda não chegou a um acordo. O pedido de Borges foi retirado após protestos de outras categorias, preocupadas com a possibilidade de atrasos nos pagamentos deste mês. No entanto, o deputado conseguiu garantir uma reunião entre o governo e os analistas de saúde no dia 15 de outubro para retomar as negociações. Além disso, ainda pendem negociações com os advogados da Universidade de Pernambuco (UPE).