Administração de Noronha divulga as atrações para as festas de São João e São Pedro
Administração de Fernando de Noronha divulgou as atrações que irão animar as festividades de São João e São Pedro na ilha. O anúncio foi feito pela administradora do arquipélago, Thallyta Figuerôa, junto com o superintendente de Turismo, Cultura e Esporte do distrito, André Portela. Na ocasião, no Palácio São Miguel, estiveram presentes conselheiros distritais, representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da sociedade civil, além de alguns artistas noronhenses. A homenageada deste ano dos festejos juninos é a produtora cultural de Noronha, Nanete Costa, falecida em 2020.
Entre os nomes confirmados para o São João, que vai acontecer nos dias 23 e 24, estão os cantores Cezzinha, Quinteto Violado, Felipe França, Trio Pé-de-serra Kinho Ramalho e Dayane Santos. Também haverá apresentações da quadrilha Dona Nanete e de alunos da Erem Arquipélago. A edição deste ano da festa vai ser dividida em dois polos, na Praça São Miguel, conhecida como Praça da Mãezinha, e no Porto de Santo Antônio. As apresentações começam às 16h e a última atração sobe ao palco à meia-noite.
Os moradores e turistas vão poder aproveitar a tradicional festa para dançar muito forró, entre outros ritmos nordestinos. Os dois polos vão estar decorados com elementos dessa época do ano, como bandeirinhas e balões cenográficos. Quem for participar também vai ter à disposição barracas vendendo comidas típicas, como os tradicionais bolos de milho, pamonha, canjica, mungunzá e bebidas variadas.
São Pedro - A festa de São Pedro, no dia 29 de junho, padroeiro dos pescadores e feriado na ilha, será celebrada também com shows musicais. O evento vai contar com show da cantora paraibana Lucy Alves, que tem um repertório todo voltado à cultura nordestina. O cantor noronhense Daniel Ribeiro e o forrozeiro Klever Lemos também estão na programação e prometem animar turistas e moradores neste dia tão importante para a ilha.
A administradora Thallyta Figuerôa comentou sobre o lançamento dos eventos, sobretudo a opção de promover uma festa ampla, que privilegia diversos estilos musicais do Nordeste. “A nossa ideia foi trazer um pouquinho da cultura, do que a gente respira em Pernambuco inteiro, com atrações de fora da ilha que farão parte do São João e do São Pedro, porém, mais uma vez, valorizando o artista noronhense, para contribuir e agregar ainda mais à festa em Fernando de Noronha”, ressaltou.
O capricho das festas foi pensado para os moradores, mas também para os turistas que desembarcarem em Noronha durante esses dias. A novidade será o receptivo com artistas no aeroporto dando as boas-vindas aos visitantes. “Os turistas vão ter um momento especial, pois vão ser recebidos no aeroporto com um trio pé-de-serra tocando clássicos do forró, para entrarem na ilha já vivendo o clima e a cultura do Nordeste. Além do aeroporto, incluímos também o Porto nesse projeto, porque é um local bastante importante para Noronha. Teremos uma programação descentralizada. Então, vão ser duas grandes festas que iremos realizar na ilha nesses três dias”, destaca André Portela.
Dôra Martins Costa, filha de Dona Nanete, comenta sobre a emoção em ver a mãe ser a homenageada do São João 2023. Para Dora, o sentimento é de justiça, porque a comunidade tem uma herança cultural deixada por Dona Nanete. “Ela vivia para a cultura popular. Fiquei emocionada e surpresa, porque é a primeira vez que uma Administração resolve fazer uma homenagem para ela, mesmo saudosa. É sempre importante que a comunidade se veja reconhecida neste momento. Então, para mim, essa homenagem é um reconhecimento ao trabalho da minha mãe. Eu só posso agradecer à administradora. A comunidade, com certeza, vai ficar feliz”, concluiu Dôra.