Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

A Educação pública do Recife e a vitória da gestão democrática


Por: REDAÇÃO Portal

24/08/2023
    Compartilhe:


Por Ednaldo Alves de Moura Júnior*

A Rede de Educação Municipal do Recife vive um momento de grande entusiasmo, após passar por um vitorioso processo de seleção de gestores escolares nas suas unidades, o qual foi concluído com as nomeações de todas as gestoras e gestores na última semana. A publicação das nomeações, no Diário Oficial do dia 16/08, coroa um momento especial do triunfo da gestão democrática e a participação da comunidade escolar na escolha de seus dirigentes, momento esse que não se vivia há aproximadamente 9 (nove) anos.

A importância desse momento vai além da legitimidade de gestores junto a suas respectivas unidades escolares. No caso da Rede Municipal do Recife, o processo foi muito mais abrangente e inovador, tendo seu percurso formativo iniciado ainda em março deste ano de 2023, com o lançamento da plataforma “Gestor que Transforma”. Nesse portal, cada professora e cada professor teve a oportunidade de se inscrever em um curso oferecido pela Secretaria de Educação para obterem mais capacitação em competências inerentes ao cargo, sendo o certificado um requisito para a consequente habilitação nas eleições.

Nesse ponto dessa reflexão, vale ressaltar que o movimento político que levou à Constituição de 1988 teve como alicerce a voz do povo e a participação popular via movimentos da sociedade civil e a aspiração pela liberdade. Nessa perspectiva, Paulo Freire afirmou que “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Aqui, a lição freiriana nos esclarece que a democracia é, antes de tudo, um processo educativo e suas palavras refletem o entendimento de que a formação de cidadãos conscientes e críticos é inseparável do exercício pleno da democracia, extrapolando os limites de uma educação institucionalizada e transcedendo a técnica.

Quanto ao entusiasmo da Rede com o momento, ele advém não apenas da grande aclamação das comunidades e do vitorioso desfecho, mas também em virtude da construção coletiva e do diálogo permanente adotado. Seguindo o tom de escuta do Prefeito João Campos, esse que sempre nos diz que “quem ouve mais erra menos”, a Secretaria de Educação fortaleceu o comitê gestor e implantou colegiados mensais de maneira integrada com todos os gestores. Nessa qualificada rede de ensino, esse processo dialógico, além de contribuir para o sucesso das ações, funciona como um combustível a mais que anima, mobiliza e reverbera por meio da participação de todos, repercutindo positivamente nas unidades de ensino. 

Essa evidente correlação entre democracia e educação encontra eco nas palavras do sociólogo Florestan Fernandes, para quem a democracia plena é uma aspiração inalcançável sem uma educação que fomente o pensamento crítico e a consciência social. O avanço na Rede Municipal de Ensino do Recife, com a garantia da participação popular na escolha dos gestores escolares, consolida um sistema educacional que não apenas transmite conhecimentos, mas também oportuniza a formação de cidadãos comprometidos com ações que tem impactos em todo o tecido social.

Entendo que esse avanço é motivo de otimismo e reflexão, já que a democracia e a educação são pilares fundamentais da construção de uma sociedade justa e igualitária. Ao ligar esses dois elementos, o Recife mostra que está trilhando um caminho que honra a memória da luta pela democracia no país, assim como reafirma o compromisso com a formação de cidadãos conscientes e capazes de ajudar na condução do Brasil em direção a um futuro melhor. Assim sendo, é com a esperança renovada que olhamos para esses avanços na Rede Municipal de Ensino do Recife.

Por oportuno, parabenizo todos os Gestores e respectivos Vices eleitos, além de todos os 1.176 servidores que concluíram o curso, passaram pela prova e se habilitaram a dirigir Unidades da Rede Municipal de Ensino do Recife. Que venham novas conquistas e avanços por meio da gestão democrática, seguindo o ensinamento de Freire, onde se vê que “o diálogo é a essência da ação revolucionária”. Sou grato de poder participar e contribuir com essa transformação. A democracia é a base, e a educação é o caminho – juntos, eles tecem a trama de uma sociedade mais justa e consciente.

*Ednaldo Moura Jr é Secretário Executivo de Gestão de Rede do Recife e Mestrando em Educação (UFPE)

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook